Make your own free website on Tripod.com

Depoimento de Eduardo Paulo  -  South American Khatru

 

YESSONGS - AMOR A MÚSICA DO YES

Lá se vai o longínquo ano de 1993!!! Minhas esperanças de um dia poder ver o YES ao vivo eram praticamente nulas, apesar de 1993 ter sido um ano atípico até então, pois foi um ano com shows de Jon Anderson e Rick Wakeman em São Paulo!!

Não me lembro exatamente o mês, talvez tenha sido Março ou Abril, quando para minha surpresa fiquei sabendo que em São Paulo existia uma banda que tocava as músicas do YES, pois emprogramações culturais de jornais era anunciado o show do Yessongs!!!!!!!!

Fiquei paralisado no momento que lia o jornal, e várias dúvidas me surgiram:

" Será que realmente existe uma banda que toca as músicas do YES aqui em São Paulo????

"Será que eles tocam como os caras do YES?? Isso é impossível!!!!"

"Será que alguém pode cantar como Jon Anderson?"

"Ahhhh, eles devem tocar somente as músicas mais recentes e aparentemente mais fáceis"....

Bem, nem precisa dizer....eu estava totalmente desconfiado dessa banda que se chamava YESSONGS!!!!

Chegou o grande dia...era um sábado quente, e pela primeira vez eu ia a um lugar chamado Mr.Blues , e eu juro que estava ansioso e até receoso por existir uma banda que estava tocando as músicas do grande YES!!! Eu e a Ana Claudia chegamos e logo sentamos, bem de frente ao palco, onde já podíamos ver uma grande quantidade de teclados, um Rickembaker, Guitarra Gibson e etc.....e neste momento, o receio foi dando espaço a uma certa euforia..e no mesmo instante, meus pensamentosjá eram os seguintes:

"uauuuuuu os caras tem instrumentos parecidos com os do YES!!"

" Se eles usam esses instrumentos, é por que devem tocar bem"...

FINALMENTE estava chegando a grande hora, e apesar de eu não conhecer ninguém , eu estava eufórico, pois pela primeira vez em minha vida eu percebia que o universo de fans do YES era bem mais amplo do que eu imaginava, e dentro do Mr.Blues, diversas pessoas com camisetas do YES e falando sobre o YES......será que isso era um sonho?????

Mais alguns minutos , e o sonho logo se tornava uma realidade.....aos primeiros acordes de FIREBIRD SUITE, a emoção foi instantânea.... era como se eu estivesse vendo o YES pela primeira vez, os músicos iam entrando no palco, e para minha surpresa o tecladista era uma mulher!!!!

Juro que nunca vibrei tanto com um show, fiquei alucinado, acredito que a banda usava o nome YESSONGS pois basicamente utilizava o repertório do disco YESSONGS, era uma loucura.....solos de teclados , baixo , violão e bateria praticamente feitos com a mesma maestria que o grande YES sempre fez, e as interpretações de clássicos como Starship Trooper, Roundabout, And You And I , e outras eram emocionantes, cantei a noite inteira...fiquei totalmente fascinado pela banda, e até aquele momento não acreditava no que estava vendo e ouvindo!!!!!!!!

Bem , os anos se passaram, muitos shows do YESSONGS tive a oportunidade de poder assistir, e até mesmo houve um momento em que a banda fez como o grande YES, se dividiu em duas bandas, uma continuando o trabalho clássico e a outra seguindo uma linha do YES WEST (o famoso Yes com Rabin) e admirava os dois YES, que nesta época tinham nome de YESSONGS e YESSOUNDS (se não me falha a memória) , que mais os fans do YES poderiam querer?????

A cada show do YESSONGS ou YESSOUNDS eu arrastava mais pessoas comigo, nunca mais fui a um show do YESSONGS apenas com a Ana Claudia, e hoje, em pleno ano 2000, fico muito contente em ver a evolução de toda a banda, com ROGER com uma voz cada vez mais bonita e equilibrada, se no passado tinham um baixista fantástico como o Wilsinho, hoje a banda tem o GÉRSON TATINI, que na minha opinião é um dos melhores baixistas desse país, sem contar que é um perfeccionistae totalmente inspirado pelo maior baixista de todos os tempos, que se chama Chris Squire. Na guitarra, JUNIOR é o nosso Steve Howe, seus solos são maravilhosos,s suas interpretações para a obra do YES são emocionantes , acompanhados pelo grande BETÃO com sua batida louca, fazendo um intecâmbio perfeito entre os estilos de Alan White e Bill Bruford e finalmente o integrante mais novo da banda, que poderíamos chamar de ALLEX" WAKEMAN À" BESSA, um gigante dos teclados, totalmente inspirado pelo mago Rick Wakeman, desde seu estilo de tocar, seus arranjos e até no bom humor!!!!

E hoje podemos ver os integrantes do próprio YES comentando em entrevistas que no Brasil existe uma banda que toca YES!!! quem será essa banda??? Hoje o YESSONGS é conhecido até no Japão, e muito comentado por fans do YES daquele país, que puderam ver em vídeo, a última apresentação do YESSONGS em Dezembro de 1999!!!!

O que mais dizer??? apenas posso agradecer pela banda nos levar ao mundo mágico da YES MUSIC, e acompanhar a banda onde estiver tocando!!!

MUITO OBRIGADO YESSONGS POR TODA ESSA MAGIA, obrigado a todos integrantes de hoje e de ontem!!!

LONG LIVE TO YESSONGS!!!!

Seu eterno fã Eduardo Paulo